21 de June, 2020

Patos, caracóis e vinhas sustentáveis

É o ecossistema a funcionar e na Quinta de San Michel somos pela sustentabilidade e pelo ecossistema....

Da mesma forma que fomos recuperar as castas da região, fomos também recuperar velhas soluções para problemas de todos os dias. E os de hoje envolvem caracóis, patos e daqui a uns dias, ovelhas. É o ecossistema a funcionar e na Quinta de San Michel somos pela sustentabilidade e pelo ecossistema.

Caracóis e vinhas

Os caracóis são um predador natural da vinha. Adoram as folhas da videira. O problema é que sem elas não se produzem os cachos e sem cachos não há uva e sem uva… já perceberam. Não temos vinho.

A solução moderna passa pelo recurso a produtos químicos, que não queremos. Fomos então à procura da solução tradicional para descobrirmos que os patos são o predador natural do caracol. E agora que já acabámos a vindima, podemos soltar os patos na vinha antes que o caracol hiberne.

Patos e caracóis

E lá andam os nossos patos, na sua descoberta diária de caracóis. Ainda estão tímidos, a entrar lentamente na vinha, sempre em bando, a explorar o território. Mas todos os dias atiramos uns bocados de pão para os ajudar a descobrirem novos caminhos, para perderem o receio e irem à sua caçada.

Vedações naturais

Mas não é a única barreira que temos para os caracóis. A norte da vinha estamos a construir umas sebes, que não só protegem a vinha do vento e da poluição, como vão servir de habitat natural para os caracóis, e impedir que cheguem tantos à vinha. Basta alimentá-los e ensinar que ali é o sitio com melhor comida e um refúgio natural. Vamos ver se resulta, senão, temos patos.